A resposta para essa pergunta é: não é aconselhável!
A bióloga esteta, especialista em estética e fisiopatologia humana Natália Madureira, explica que o Ph da pele varia de acordo com a região: “Esse índice mostra o grau de acidez e alcalinidade de uma solução. Os produtos variam muito em suas composições que levam a alterações do Ph da pele. Por exemplo, o rosto tem um Ph levemente mais ácido que o restante do corpo.”
Por esse motivo, não é recomendado que seja utilizado o mesmo sabonete para o rosto e o restante do corpo. A especialista afirma que os sabonetes líquidos geralmente são veiculados em água e apresentam Ph mais ácido e ideal para o rosto ou sabonetes íntimos. Os sabonetes em barra têm Ph mais alcalino devido à presença de ácidos graxos altamente detergentes, o que tende a ressecar a pele. “Não é incomum sentir pinicar a pele após o banho, graças a diferença de Ph. Alguns sabonetes em barra mais comuns, apresentam Ph 9, enquanto nossa pele tem uma média de 5.5. Os pacientes com histórico de dermatite devem evitar o uso de sabonetes em barra, para qualquer parte do corpo.”
Quais as consequências em não utilizar sabonetes faciais e corporais?
Alterar o Ph da pele pode levar a piora de alguns problemas, como o aumento da oleosidade, por exemplo, que pode piorar a acne pelo entupimento dos poros. Além de irritações, infecções, piora da rosácea e crises de dermatite. Se a pele apresentar algum desses sintomas, é importante suspender o uso dos dermocosméticos e procurar um especialista para o tratamento mais adequado.
Natália explica que, a maioria das pessoas acabam utilizando o mesmo sabonete devido a praticidade e falta de conhecimento: “Muitas pessoas evitam e não gostam seguir vários passos de tratamentos, é mais prático usar um produto só para todos os cuidados.”
Sobre a Dra. Natália Madureira
É Bióloga Esteta especialista em estética e fisiopatologia humana. Mestre formada na Faculdade de Medicina da USP, além de ministrar aulas e cursos, faz procedimentos estéticos, faciais e corporais.
Perfil disponível em: @natimadureira
Excelente artigo,muito útil não sabia dessas informações.
Matéria incrível e extremamente necessária! Amei!