Uma visão que eu tive em relação às necessidades das pacientes quando eu faço o atendimento ginecológico, eu acabo levando em consideração todos os aspectos e queixas. E foi aí que eu percebi que a medicina convencional ou a minha especialidade não poderia suprir a o tratamento em si como um todo.
Vou dar um breve relato sobre isso.
A síndrome do ovário micro policístico, quando diagnosticada, era tratada exclusivamente com anticoncepcional, mas na verdade não é assim.
Apesar de ainda terem livros que falam sobre este tratamento, a causa na síndrome do ovário micro policística é a resistência insulínica.
Então como que eu poderia tratar uma resistência insulínica se eu não tinha uma habilidade em relação a isso?
As pacientes com endometriose, que tem muitos fatores alimentares.
Mas condições de vida dessas pacientes, o dia-a-dia delas, modifica muito a forma de tratá-las.
Então foi aí que surgiu o meu interesse em relação à nutrologia e resolvi fazer minha pós-graduação sobre essa especialidade.
Porque a nutrologia ela engloba muito o estilo de vida, hábitos alimentares.
Então por exemplo, quando eu falo sobre a candidíase de repetição, não é só um tratamento pra antifúngico ou receitar uma pomada vaginal.
Na verdade, a gente tem que fazer um tratamento completo, que dê um diferencial pra paciente; aí que entra a nutrologia.
Precisamos mudar os fatores que estão causando essa candidíase. E na maioria das vezes, está relacionado com a alimentação. Principalmente na ingestão exacerbada de doces.
A nutrologia é tão completa que quando a gente fala em Outubro Rosa, isso não engloba só a ginecologia, como a mastologia, por exemplo, a gente também tem que pensar na alimentação. Porque um dos principais fatores pra câncer de mama é a obesidade, é o sedentarismo.
A NUTROLOGIA ALIADA ÀS OUTRAS ESPECIALIDADES AJUDA A TRATAR À SAÚDE DE UMA FORMA BEM COMPLETA!
Comments