Uma das maiores ações sociais do Brasil foi realizada no Centro Comercial Aricanduva
A 20ª edição do Mutirão da Catarata foi realizada, domingo, 17 de setembro, no Centro Comercial Aricanduva, e novamente foi um sucesso. 3.020 mil pacientes, todos acima de 50 anos com algum grau de deficiência visual, passaram por exames e consultas e em torno de 1,5 mil foram encaminhados para o agendamento de cirurgia gratuita.
O evento reuniu mais de 10 mil pessoas, entre pacientes, acompanhantes, voluntários e médicos, em um espaço de mais de 5 mil metros quadrados que foi montado especialmente para a campanha.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a catarata é responsável por 51% dos casos de cegueira no mundo. Afeta mais de 65 milhões de pessoas e causa perda de visão moderada a grave em mais de 80% dos casos. Dados do Conselho Brasileiro de Oftalmologia estimam que há 120 mil novos casos de catarata por ano, no Brasil. A catarata é reversível a partir do momento em que é identificada e o paciente encaminhado para o procedimento cirúrgico.
Desde a primeira edição, o projeto já encaminhou mais de 30 mil pacientes para cirurgia, sendo a maior ação social do Brasil.
O Mutirão da Catarata é realizado pelo Centro Comercial Aricanduva, com o apoio de BlueEye Oftamologia, Instituto Eye Hospital, Guillaumon Oftamologia, ICG Cirurgias e Instituto Cultural Gilson Barreto.
Depoimentos
Marcos Sérgio Novaes, Superintendente do Centro Comercial Aricanduva: "São 20 anos de Mutirão da Catarata, em parceria com Gilson Barreto e diversas entidades envolvidas, Rotary Club, médicos voluntários. Essa iniciativa toca no nosso coração e é um prazer imenso proporcionar isso à população da zona leste e da cidade de São Paulo. O Mutirão é uma demonstração para todos os empresários que fazer o bem é bom também para os negócios. Estou muito agradecido pelos parceiros e por toda essa multidão que compareceu hoje novamente. Espero que possamos realizar muitas campanhas".
Vereador Gilson Barreto: "As empresas têm que seguir o exemplo do Shopping Aricanduva no exercício de sua responsabilidade social. Quem está agradecendo hoje são as 3 mil pessoas que fizeram a inscrição e passaram pelos exames e triagem para serem encaminhadas à cirurgia. São pessoas que não enxergam direito e não têm condições de realizar a cirurgia. Possibilitar isso é uma dádiva".
Rafael Limonta, subprefeito de Itaquera: "Esse é um evento de extrema importância para a região de Itaquera. O Shopping Aricanduva tem sido um parceiro da prefeitura de Itaquera e pode continuar contando com a gente. Espero que o Mutirão da Catarata possa se perpetuar".
Sr. Israel José da Silva, 73 anos, convive com a catarata há 10 anos e tentou realizar a cirurgia via SUS, porém não conseguiu vaga. “Aqui no Mutirão já consegui agendar a cirurgia para a próxima semana, dia 20 de setembro”, comemora o paciente.
Sra. Joana Guimarães Bento, 81 anos, residente da zona leste, descobriu a catarata há alguns anos. “Já fui em vários oculistas, mas não conseguimos resolver. Tentamos no hospital privado e nos pediram R$ 10 mil, mas aí eu fiquei novamente animada quando eu soube do Mutirão”, destaca Joana, que marcou a cirurgia para o dia 22 de setembro.
ความคิดเห็น