Ser jovem empreendedor no Brasil requer incentivo e entendimento das necessidades profissionais
Segundo relatório da Global Entrepreneurship Monitor (GEM) 2020, realizado com apoio do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e do IBQP (Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade), 59% dos brasileiros desejam ter o próprio negócio.
Para os jovens, empreender é mais desafiador, mesmo que tenha ideias inovadoras, força de vontade, desejo de liberdade financeira e estratégias para abrir o próprio negócio, surgem obstáculos na hora de investir.
Em Caraguatatuba, no Litoral Norte de São Paulo, a jovem empreendedora Nathaly Yohana, 23 anos, abriu recentemente a empresa Anakin Estética. Com auxílio e apoio imprescindível dos pais, improvisou em um cômodo da casa a própria sala para atendimentos.
Como todo inicio, Nathaly resolveu investir em cursos realizados na capital paulista, aparelhos para os procedimentos estéticos e poucos serviços. Isso faz com que a profissional possa oferecer um serviço de qualidade e se dedicar cada vez mais ao que foi proposto. A Anakin Estética oferece jato de plasma, para retirada de manchas, retirada de cicatrizes no geral, estrias, rugas e linhas de expressão, blefaroplastia sem corte, rinomodelação, além da limpeza de pele.
Como o mercado ainda não enxerga com bons olhos o empreendedor jovem, principalmente quando se fala da questão de investimento inicial, é preciso a união de amigos e familiares para que possam incentivar, divulgar e fortalecer a jornada. Parcerias com empresas próximas ao local de atuação também é uma boa saída.
As redes sociais colaboram muito para a divulgação do novo negócio e, mostrar propriedade, segurança e depoimento de quem já experimentou ser um novo cliente, ajudam no crescimento.
Nathaly Yohana é formada em biomedicina e estudiosa nata no ramo estético e saúde. No quesito valor, por ser inicio, está com preços ainda mais acessíveis, sem perder a qualidade no procedimento e nos produtos utilizados.
Para conhecer, acesse: @anakin_estetica
Como incentivar os jovens que estão empreendendo?
Compartilhe com os amigos e familiares o novo negócio desse jovem;
Mostre que fracassar faz parte caso visualize algum deslize;
Dê atenção aos detalhes do novo negocio;
Parabenize cada etapa de sucesso e conquista;
Elogie;
Faça perguntas;
Se possível, seja um cliente;
Ofereça ajuda no que estiver ao seu alcance.
“Todos os seres humanos são empreendedores. Não porque todos podem criar uma empresa, mas porque a vontade de criar está codificada no DNA humano.” Reid Hoffman, cofundador e presidente executivo do LinkedIn.
Comentarios