top of page
TKS Comunicação

Dra. Carolina Mantelli explica o que é “Ora Pro Nobis”


Há na natureza um grupo pouco explorado na alimentação, ao menos pelos brasileiros, chamado de Panc (abreviação para plantas alimentícias não convencionais). Um dos representantes das Pancs é a ora-pro-nóbis (do latim, "rogai por nós"). A ora-pro-nóbis é uma planta trepadeira que aos poucos vêm ganhando mais popularidade. Rica em fibras e com alto valor nutricional, essa espécie facilmente encontrada em terrenos baldios e lugares inusitados, passa despercebida, mas detém de benefícios importantes para a saúde.


- Qual a melhor forma de incluí-la na alimentação? Por favor explique.


Por ser um alimento extremamente versátil, serve para diversos fins, podendo ser consumida desde crua até como farinha. Ela pode ser encontrada em feiras de orgânicos e em lojas de suplementos alimentares, e pode ser cultivada dentro da sua casa. Afinal, é considerada uma hortaliça de fácil cultivo. Pode ser consumida cozida em saladas, sopas ou no arroz, por exemplo.


Há possibilidade de também ser consumida em cápsulas ou misturada como farinha em preparações diversas.


- De que forma ela contribui para o emagrecimento?


De certa forma, ela pode auxiliar no emagrecimento pelo fato de ser rica em fibras, proteínas, ferro, vitamina A e vitamina B3, que são nutrientes com propriedades antioxidantes, hipolipemiantes, laxantes e hipoglicemiantes. Por ser rica em fibras, formam tipo de gel no estômago, auxiliando na saciedade. Alem disso, melhora o funcionamento do intestino, fortalece o sistema imunológico, ajuda a prevenir anemia, envelhecimento precoce, etc

Além disso, a ora-pro-nóbis é um alimento pobre em calorias, sendo uma boa opção de hortaliça para incluir em dietas de perda de peso.


- Quais as quantidades e horários ideias?


Não existe uma dose diária recomendada para consumo. No entanto, com 100 gramas é possível garantir a quantidade de nutrientes ideal para ter seus benefícios e melhor aproveitamento em relação a quantidade de fibras, minerais e vitaminas que a folha proporciona. 


- Ela oferece algum risco? Por favor explique


Até o momento não foram constatados efeitos colaterais, porém dependendo da espécie, pode apresentar grande quantidade de oxalato, tendo a possibilidade de contribuir com a formação de cálculos renais em pessoas que apresentem já alguma pre disposição. Antes de consumi-la, converse com seu medico para avaliar se é indicado para seu caso.

 

Dra Carolina Mantelli - Endocrinologista e Metabologista - Clínica Mantelli



28 visualizações0 comentário

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page