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TKS Comunicação

Como a inteligência artificial impacta os processos seletivos?

100% dos processos seletivos na Luandre iniciam de forma online


Contratantes precisam de agilidade no preenchimento de vagas, principalmente em razão de datas importantes para o varejo, como Black Friday e Natal


Nos últimos meses do segundo semestre, as chances de conquistar uma oportunidade de trabalho são maiores em razão da alta demanda da Black Friday e do Natal, que movimentam diversos setores da economia, sobretudo o varejo, mas também indústria e logística.

Para dar conta da necessidade de preencher esse grande volume de vagas em todo o país, o segmento de RH opta, atualmente, por entrevistas de emprego digitais. Segundo Débora Herdeiro, gerente de operações da Luandre, uma das maiores consultorias de RH do país, a otimização está presente desde a primeira fase do processo, ou seja, a seleção de candidatos.


“Nosso processo é todo digital, por isso, nossa orientação aos profissionais que buscam uma nova oportunidade é que tenham um objetivo claro do que estão buscando e incluam palavras-chave, pois elas são responsáveis por direcionar o olhar do recrutador reforçando as características compatíveis do candidato com a vaga”, frisa.


De maneira prática, Débora explica que caso o profissional esteja procurando uma oportunidade em vendas e já tenha vivência na área, isso precisa estar identificado no currículo com palavras-chave como: prospecção de clientes, pós-venda, atendimento ao cliente/ público, entre outros. “A tecnologia nos auxilia na busca prática e ágil do perfil enviado pelo cliente. Para nós recrutadores é ótimo e o candidato precisa estar atento às informações fundamentais que precisam constar em seu CV para aumentar suas chances de ser escolhido”, completa. 


Dinâmica

Após esse primeiro funil, o recrutador entra em contato com o candidato para agendar o melhor dia e horário para realização da entrevista. O convite é sempre enviado por e-mail. “Aqui outro ponto de atenção. Muitos não deixam o contato ou não o atualizam. O telefone precisa constar para que possamos fazer o convite e é necessário um e-mail ativo para o convite formal, uma vez que não realizamos entrevistas por WhatsApp. A entrevista ocorre como uma presencial, mas em uma única sala virtual, em que é possível ter mais de 10 candidatos. Assim otimizamos o tempo de ambas as partes”, comenta Débora, da Luandre.


No dia marcado, todos os convidados entram no link enviado por e-mail e participam da entrevista. Após verificar a presença de todos, a recrutadora detalha salário e horário de trabalho, além dos pré-requisitos necessários e sempre deixa espaço para dúvidas e comentários.


Durante a dinâmica, cada candidato é chamado pelo nome, abre a câmera, explica mais sobre suas experiências anteriores e comenta suas expectativas para a vaga. “Neste momento, precisam estar preparados para mostrar porque são as melhores opções para a vaga. Vale explicar sobre os trabalhos anteriores mais relevantes e mostrar como as experiências podem enriquecer e ajudar nesta oportunidade. As perguntas devem ser respondidas de forma clara e objetiva e quanto mais interesse for demonstrado, maiores as chances”, comenta a recrutadora.


Após terminar a entrevista, cada candidato é dispensado de forma individual pela recrutadora e é orientado a aguardar o seu retorno sobre a entrevista.


Como se destacar

Embora cada vez mais utilizados, há sempre dúvidas de como se comportar nos processos seletivos digitais. Débora dá algumas dicas:

- Verificar o sinal de internet.

- Escolher um local tranquilo e posicionar a câmera para que seja possível ver todo o rosto.

- Responder as perguntas feitas pelo recrutador de forma objetiva.

- Apertar a opção de ‘levantar a mão’ e aguardar o retorno do recrutador, caso tenha alguma dúvida ou precise complementar alguma informação.

- Preparar-se para a entrevista e buscar informações sobre a empresa contratante.


Sobre a Luandre

A Luandre Soluções em Recursos Humanos tem mais de 50 anos de atuação e oferece soluções técnicas e inovadoras na área de RH. Em 2020, a empresa chegou à marca de 4 mil clientes atendidos, 60 mil profissionais administrados ao longo do ano e banco com mais de 3,8 milhões de currículos cadastrados. Há 20 anos consecutivos, concorre ao prêmio Top Of Mind RH, o qual já venceu dez edições, na categoria "Temporários e Efetivos", sendo a atual vencedora.


Em 2022, foi reconhecida como “Best Work Places”, e um dos melhores Fornecedores para RH. Com soluções em Recrutamento e Seleção, Trabalho Temporário e Administração de Pessoal (Temporários e CLT), é uma consultoria referência no segmento.


Atualmente, possui 12 unidades: São Paulo (Centro, Sul, Alphaville, Santo André, Guarulhos, Campinas e Jundiaí), Rio de Janeiro (Rio de Janeiro), Paraná (Curitiba), Pernambuco (Recife), Minas Gerais (Belo Horizonte) e Rio Grande do Sul (Porto Alegre), com estrutura e capacidade de atendimento em todo o Brasil.

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