Com o novo equipamento, parque cirúrgico do hospital se consolida como um dos mais avançados do Rio de Janeiro
A Casa de Saúde São José (RJ) inicia, em novembro, a operação de um segundo robô cirurgião, recém-adquirido por meio da parceria com a Oncoclínicas&CO. O equipamento é do modelo Intuitive Da Vinci X - uma plataforma da quarta geração de sistemas cirúrgicos da fabricante americana. O aparelho conta com design otimizado, com braços mais finos e delicados, e mobilidade de posicionamento do quarto braço, além de visualização avançada 3DHD e orientação visual com laser.
Desde 2019, o hospital carioca, que faz parte da Rede Santa Catarina, conta com um robô Da Vinci Xi, que oferece visão 3D ao cirurgião e amplia em até 20 vezes as imagens das estruturas vistas pela câmera. O equipamento, também fruto da parceria com o grupo oncológico, tem dois consoles, permitindo que cirurgião e médico auxiliar atuem ativamente no procedimento.
As tecnologias disponibilizadas pela parceria trazem maior conforto ao profissional que realiza cirurgias de longa duração, garantindo a estabilidade dos braços cirúrgicos em caso de possíveis tremores nas mãos de quem está operando. Esse avanço eleva ainda mais a precisão na abordagem, melhorando os desfechos clínicos e a recuperação dos pacientes.
Com este incremento, o parque cirúrgico da São José se consolida como um dos mais avançados do Rio de Janeiro, sendo o único hospital particular da Zona Sul carioca a operar com duas tecnologias robóticas de última geração. As plataformas são comumente usadas em cirurgias oncológicas, torácicas, urológicas, digestivas, ginecológicas, de cabeça e pescoço e também em procedimentos bariátricos.
Programa de Cirurgia Robótica
A parceria entre a São José e a Oncoclínicas&CO permitiu ainda a implementação do Programa de Cirurgia Robótica, que funciona dentro do hospital carioca como um centro formador de cirurgiões robóticos, em conjunto com o Instituto Oncoclínicas. O curso já capacitou mais de 40 médicos, sempre alinhado às diretrizes do Colégio Brasileiro de Cirurgiões e do Conselho Federal de Medicina.
Comments