O comércio no Rio de Janeiro vive um momento de transformação em 2024, com um crescimento significativo impulsionado por um consumidor cada vez mais exigente. Com mais de R$88 milhões em faturamento registrado apenas no terceiro trimestre e um aumento de 49% nas vendas de pequenas e médias empresas online, o ambiente empreendedor se mostra promissor, refletindo a evolução nas demandas por produtos de qualidade e serviços diferenciados
O ambiente empreendedor no Rio de Janeiro apresenta uma forte recuperação em 2024. No terceiro trimestre, o estado registrou um faturamento superior a R$ 88 milhões, impulsionado pelo crescimento de pequenas e médias empresas online, que tiveram um aumento de 49% nas vendas em comparação ao ano anterior. Este avanço reforça o papel do comércio eletrônico como um dos principais motores da economia fluminense, favorecido pela popularização de tecnologias de pagamento, como o Pix, que representa 46,5% das transações digitais.
Em 2023, mais de 40,7 mil micro e pequenas empresas foram fundadas no estado, um aumento de 0,3% em relação ao ano anterior. Atualmente, existem cerca de 540,7 mil dessas empresas no Rio, sendo que 45,22% atuam no setor de serviços e 33,33% no comércio.
O setor do comércio é particularmente forte, com aproximadamente 440,5 mil pequenos negócios, incluindo cerca de 250,7 mil microempreendedores individuais, 156,7 mil microempresas e 33 mil empresas de pequeno porte.
Gabriel Gomes Damacena, de 40 anos, possui mais de duas décadas de experiência no comércio, onde desenvolveu estratégias para atender às necessidades do público. Recentemente, ele notou uma mudança nas demandas locais, enxergando uma oportunidade para diversificar seu portfólio. “Meu interesse em investir em um novo negócio surgiu a partir de uma necessidade crescente na região por cuidados com saúde e uma alimentação mais equilibrada”, explica Gabriel. Com a inauguração de sua unidade da Bio Mundo, ele acredita que a loja já começa a conquistar a confiança dos clientes locais ao oferecer uma ampla variedade de produtos focados em bem-estar e qualidade de vida.
Gabriel ressalta que o ambiente digital foi fundamental para impulsionar seu interesse em redirecionar os negócios. “Foi o digital que fortaleceu meu interesse em mudar a rota,” comenta. “Conheci a empresa pelas redes sociais e, ao ver o suporte oferecido e a dedicação da equipe, senti segurança para investir em um novo segmento voltado à qualidade de vida.”
O comércio no Rio de Janeiro deve continuar promissor nos próximos anos, à medida que os consumidores se tornam cada vez mais exigentes. Essa mudança no perfil do cliente, que busca não apenas qualidade nos produtos, mas também um atendimento personalizado e experiências de compra diferenciadas, exige que os empresários se adaptem e inovem.
Com planos de expandir nos próximos anos, o empresário se mostra otimista quanto ao futuro do empreendedorismo local e da tendência da alimentação saudável no comportamento humano, destacando que a aceitação dos consumidores pode ser um fator-chave para o sucesso da marca.
Sobre a Bio Mundo
A Bio Mundo, rede de lojas de produtos naturais e nutrição esportiva, foi fundada em 2015, em Brasília, pelo empresário Edmar Mothé ao lado dos filhos Rafael, Bruna e Adriana.
A empresa nasceu para proporcionar a melhor experiência de compra para quem busca uma alimentação balanceada. Em sua variada gama de produtos, as lojas oferecem mais de 3 mil itens incluindo produtos sem glúten, sem lactose, diet, light, integrais, orgânicos, iogurtes, sucos, alimentos congelados e refrigerados e suplementos esportivos. O setor à granel da rede é o maior do país, com mais de 300 variações entre grãos, sementes, farinhas, frutas desidratadas, oleaginosas, chás e temperos. A Bio Mundo também conta com uma linha exclusiva de encapsulados para nutrição e suplementação, desenvolvidos com criterioso padrão de qualidade.
Presente em 22 estados do Brasil + o DF, em apenas 9 anos de história, possui mais de 170 lojas.
É a vencedora do Prêmio Líderes do Brasil, com case de expansão regional e nacional, é marca Top Of Mind dos brasileiros e é detentora, por duas vezes tanto em 2022 quanto em 2024, do Selo de Excelência em Franchising pela Associação Brasileira de Franchising - ABF.
Comments